Clima

LINKS PATROCINADOS
O maracujazeiro, planta tipicamente tropical, desenvolve-se bem em regiões com altitude entre 100 e900 m.

Para que haja florescimento, pegamento da florada e frutificação, o maracujazeiro requer calor, umidade e dias longos. Em locais onde ocorrem, permanentemente, essas condições, o maracujazeiro produz o ano todo. São condições também favoráveis à floração e à frutificação, quando a amplitude de variação da temperatura é pequena, durante o dia e noite, e quando pequena a amplitude de variação do comprimento do dia no ano.

São condições indicadas para a cultura as temperaturas médias que oscilam de 25ºC a 27ºC, comprimento do dia de, pelo menos, 11 horas de luz e chuvas de 800 a 1,750 mm, distribuídas regularmente durante o ano. Períodos secos são bastantes prejudiciais à produção, comprometendo o pegamento da florada e, em casos mais intensos, impedindo o desenvolvimento vegetativo da planta, chegando mesmo a ocasionar a sua desfloração. Chuvas intensas, por outro lado, além de favorecerem a incidência de moléstias, comprometem a produção, por impedirem a polinização ou o desenvolvimento do grão de pólen. Sob precipitação, a atividade dos insetos polinizadores é bastante reduzida, quando não é totalmente ausente. Por outro lado, para que haja desenvolvimento do grão de pólen, admite-se que o estigma deve permanecer seco, no mínimo, duas horas após a polinização, dado a característica do pólen desta planta de estourar em contato com a umidade.

O vento também é outro fator importante, pelos danos diretos que pode causar à planta, como também por exigir reforços no sistema de condução para suportar a pressão.

Ventos fortes carregam partículas abrasivas que agem facilitando a infecção por bactérias.

Quando frios, reduzem o crescimento vegetativo e o vingamento dos frutinhos.
LINKS PATROCINADOS

Nenhum comentário: